22 de fevereiro de 2009

Orgulhos do Brasil!

O Campeonato Paulista deste ano mostrou até o momento a força dos três grandes clubes da capital. Levando-se em consideração que o Paulistão, apesar da sua importância e relevância, é um torneio de pré-temporada, o trio de ferro vem desempenhando um bom trabalho.

O líder Palmeiras é o que mais impressiona. Lidera com 22 pontos, tem um jogo a menos do que seus antecessores e ainda não perdeu. Em 8 jogos, o Verdão ganhou sete e empatou um. O jovem/veloz/técnico time de Vanderlei Luxemburgo não deu chances aos seus adversários. A zaga é muito melhor do que a do ano passado, que deu muita dor de cabeça aos torcedores alviverdes. Danilo e Maurício Ramos dão muito mais segurança que os zagueiros do segundo semestre da última temporada e, para melhorar a saída de bola, eles são acompanhados pelo experiente Edmilson, que fornece a devida cobertura para seus companheiros de retaguarda.

No meio de campo e no ataque, o Palmeiras é um perigo. Diego Souza (que agora sim, está valendo os milhões de dólares investidos nele), Cleiton Xavier (que joga o mesmo futebol apresentado no Figueirense e mostra dotes de goleador) tomam conta do setor, do lado esquerdo Pablo Armero, o colombiano desconhecido é um velocista driblador, que precisa aprimorar os cruzamentos. Do outro lado Fabinho Capixaba está dando conta do recado com boas assistências. Na frente, o “queniano” William é um terror, e no centro ofensivo, Keirrison dispensa comentários. Vamos ver até onde esse Palmeiras chega, já que perdeu a primeira partida na Libertadores para a LDU, em Quito.

O Corinthians vem logo atrás do Verdão, com 21 pontos. A equipe de Mano Menezes ainda não está jogando o esperado. O futebol bem jogado na Série B do ano passado não está aparecendo este ano. Porém, o time apresenta um volume de jogo muito forte. Elias vem se destacando com suas chegadas perigosas na área adversária. O centroavante Souza não está agradando nem um pouco a torcida com sua “seca”de gols. A defesa continua fazendo o bom papel desempenhado na última temporada. Zaga essa sempre liderada pelo ótimo zagueiro, e agora artilheiro, Chicão. O problema do Corinthians, a meu ver, é o meio de campo. O “maestro” Douglas não jogou nada ainda em 2009. Antes ele estava contundido, e agora, não sei o que acontece. Seu futebol apagado faz muita falta para o setor de criação do time, que depende de jogadas individuais para trabalhar jogadas e marcar gols. Ronaldo? Uma incógnita até o momento...

No time do Morumbi, a história é a mesma de todos os anos: No começo do ano não joga bem, mas vence! Em 2009, Muricy Ramalho está fazendo um rodízio de seus atletas, já que, sem dúvida, a Libertadores é prioridade. O elenco de hoje é melhor do que o campeão do ano passado, mas apenas no papel. Os jogadores que continuam fazendo a diferença são Hernanes (o melhor volante do planeta!), Dagoberto e Borges. Outro fator crucial do Tricolor é sua forte marcação, que começa no campo adversário. Quando o outro time chega na área são paulina, o sistema defensivo de Muricy funciona tão bem quanto um tanque de guerra militar. Dos atletas que vieram este ano, apenas Washington desequilibra.Sua presença de área realmente assusta os adversários, que costumam fazer gols contra quando o “coração valente” aparece na área. Coitado do André Lima. Com tudo isso, só para variar um pouco, o São Paulo é o mais temido time de todos, e também, favorito a ganhar todos os títulos desta temporada.

Após estas breves e humildes reflexões, chego a uma conclusão:

Este Campeonato Paulista será o mais disputado dos últimos tempos. Entre os três, nenhum é favorito. Mesmo São Paulo e Palmeiras dando preferência a Taça Libertadores da América, os vizinhos de CT disputarão de igual para igual com o Timão, que obviamente se focará mais na Copa do Brasil.

Mais uma vez, o trio de ferro paulista está dando o que falar, quero só ver o Brasileirão...

Imagens: Washington e Keirrison, http://www.globoesporte.com/ Elias, http://www.ig.com.br

8 comentários:

O Campeão do Séc XX disse...

Grande Fagnani!De quem eu me orgulho de serr irmão..

Bom,você disse que quer sinceridade nos comentáários então vai la!A zaga não ta dando segurança pra NINGUÉM ainda ,é claro que é bem melhor do que a do ano passado,mas tem muito que provar ainda,e o campeonato Paulista desse ano realmente vai ser demais!Fazia tempo que não havia um tão competitivo! Beijos =D

Thiago Fagnani disse...

Creio que exagerei no termo segurança. Mas mesmo assim, creio que o grande problema seja a bola alta ainda, mas em comparação ao ano passado, melhrou e muito!!!

Valeu Brunoooo!!

Anônimo disse...

Thiaguinho, após ler sua análise, eu discordo de uma coisa. O Campeonato Paulista não é um torneio de pré-temporada.

Ano passado, não sei se cheguei a comentar com você, após o título do Palestra, eu saí com um amigo meu enlouquecido pelas ruas de Serra Negra, com bandeiras e entoando os gritos da torcida. O pessoal olhava e aplaudia. Sensacional.

Era "Palmeiras, Minha Vida é Você" pra dar e vender!

Épico!!!!

Esse ano, cara, os favoritos pro título são Palmeiras e Corinthians. O São Paulo, acredito, vai priorizar tanto a Libertadores que não vai ser campeão paulista.

O Corinthians não tá jogando tudo que pode. Se o Fenômeno das baladas voltar ajogar o que sabe, complica.

Tô achando que a final é Palmeiras x Corinthians. Seja o que Deus quiser. Eu sou mais Palmeiras.

Abs!!

Anônimo disse...

Pra todos ficarem felizes...

o palmeiras pode ser campeão paulista
o corinthians campeão da série B da copa do brasil
e o SP tetra campeão da libertadores

Rafael Zito disse...

Só uma observação com relação a "segurança" da defesa do Palmeiras. Os jogadores de agora são bem melhores do q os do ano passado, porém, a meu ver a bola aérea nao é culpa dos jogadores. O problema pra mim eh a forma como o Luxemburgo monta seu sistema defensivo nas bolas altas.

O Elias realmente tem sido o destaque do corinthians. O Douglas ainda está aquem e ontem contra o Guará fez um pessimo primeiro tempo, por isso, o corinthians sofreu. Já no segundo tempo ele melhorou m pouqinho e o time ah tomou o controle das ações. Ele eh fundamental.

Sobre o São Paulo só tenho a dizer q o Borges tah mostrando q tem q ser titular absoluto.

Um abraço Fagnani.

Esteban dL disse...

Fagnani esporte... muito bom blog...
e interesante resumen de los 3 mais grandes do brasil (!)

saudaçoes...

Everton Domingues disse...

Orgulhos de grandes times. Sou torcedor de um deles e tb estou feliz. Mas a gente, ampliando um pouco mais o foco, fica um tanto preocupado com os rumos do esporte brasileiro. No aspecto de gestão administrativa. Qdo puder visite o blog de um advogado q respeito muito desde o tempo da facul (Alberto Murray Olímpico). Foi atleta e tem longa carreira no meio olímpico. Nos meus blogs tem o link dele, sempre tem um bomba do ME ou do COB q vale refletir.
Do outro lado da moeda, fiz um texto sobre uma solução inteligente e providencial tomada pelo Canadá, primeiro para os Jogos de Vancouver'2010. Vai dar frutos e eles devem repetir a experiência para Londres'2012.
Thiago, saber trabalhar o dinheiro público é grande solução para se construir um pais limpo. Quero mue Brasil assim...
O texto é de ontem: "Canadá: uma potência caseira?"

Abração e parabéns pelos bons tectecs.

Everton Domingues
www.vancouverolimpica.blogspot.com

Anônimo disse...

Thiago
Ótimo blog.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços

Sylvia